A PERFEITA NUTRIÇÃO CAPILAR COM ÓLEOS VEGETAIS
- Myke Durval
- 17 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Nutrir, hidratar e suavizar é alguns dos benefícios dos óleos vegetais na cosmetologia capilar

Se liga, vamos juntos ampliar o nosso entendimento sobre o mundo da cosmetologia capilar 100% vegetal:
Os óleos vegetais, assim como os óleos essenciais, são extraídos de plantas, frutos e sementes. Mas está nas sementes a maior concentração dos óleos vegetais utilizados nos cosméticos capilares.
Os óleos são formados por triglicerídeos (cerca de 95%), por sua natureza quimicamente apolar, são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos.
Esses óleos são usados como emolientes, por conta de suas propriedades de hidratação e suavização da superfície cutânea, contribuindo imensamente no tratamento capilar.
Cabelo

Óleos vegetais também são usados em produtos capilares, formando um filme sobre a superfícies capilar, selando as cutículas e mantendo a hidratação. Também são lubrificantes, facilitando o desembaraçamento dos fios.

Cosmético Capilar
Os óleos vegetais são mais leves com uma cosmética mais agradável. Também podem ser explorados em diversos segmentos da cosmética, como loções e cremes. A emoliência, hidratação e condicionamento é um dos benefícios na sua utilização na cosmetologia capilar.
Diferença entre Óleos Essenciais e Óleos Vegetais
A diferença entre eles está em suas composições. Os óleos vegetais possuem componentes graxos (triglicerídeos), utilizados como emolientes, ou seja, são responsáveis por hidratar. Os óleos essenciais são compostos por terpenos, traduzindo, óleos essenciais são voláteis (evaporam) são utilizados principalmente como fragrância e em baixas concentrações. Suas outras propriedades, como ação anti-inflamatória, antimicrobiana e calmante também podem ser exploradas. Juntos se tornam um produto Cosmecêutico.
TIPOS DE ÓLEOS VEGETAIS
Óleo de Coco Babaçu
É ótimo para o cuidado com a pele e cabelos, atuando como hidratante, trazendo maciez e nutrindo. Previne o envelhecimento precoce da pele. Nos cabelos, protege da poluição ambiental e fortalece a fibra capilar.
Óleo de Macadâmia
Age como um anti-inflamatório natural (devido ao seu teor de ácido oleico). É um ótimo hidratante capilar. Tem alto poder de emoliência, conferindo maciez e brilho aos cabelos. Tem especial utilidade para os cabelos ressecados e sem brilho, lubrificando o fio, mantendo-o hidratado.
Óleo de Jojoba
O óleo de Jojoba é rico em ésteres, ácidos mono etilênicos, álcoois, vitamina E e sais minerais. Contém ainda ácidos graxos linoleico (Ômega 6) e ácido gondóico. Devido à sua rica constituição é indicado para hidratação de todos os tipos de pele, inclusive as oleosas, com acne e inflamadas. Possui ação de desobstrução dos poros e das glândulas sebáceas, regulando naturalmente a oleosidade da pele. No cabelo, limpa o bulbo capilar, regula a oleosidade e permite o crescimento de novos fios. Pode ser usado para tratamento e hidratação dos cabelos e como finalizador.
FAÇA PARTE DO MUNDO 100% VEGETAL
Comments